Brasil ficou na 16ª posição do índice de aceitação de pagamentos móveis
Pesquisa realizada pela Mastercard Mobile Payments Readiness (MPRI) revelou dados sobre o nível de preparo e aceitação do pagamento por celular em 34 países que, juntos, representam cerca de 85% das despesas das famílias no mundo inteiro.
O estudo comparou os diferentes cenários de mercado, considerando a aceitação em cada um deles, em relação a três tipos de pagamento por telefones: entre pessoas, compras pela internet e pagamentos sem contato em pontos de venda.
O objetivo do índice é constatar quais mercados globais estão mais preparados para adotar pagamentos móveis, e também o que pode ser desenvolvido neste sentido em cada local. Uma série de dados foram analisados para se chegar a um resultado, com pontuações derivadas de um algoritmo que inclui mais de 50 elementos, como dados econômicos, demográficos, de telecomunicações, pagamentos, indústria, e ainda pesquisas com consumidor para avaliar o nível de aceitação deste novo meio de pagamento.
Em uma escala de 0 a 100, os 34 países registraram um índice médio de 33,2 pontos quanto à aceitação e preparo para adotar pagamentos móveis. Nenhum dos mercados atingiu pontuação de inflexão (60), resultado que aponta que ainda há muito a evoluir para tornar o pagamento móvel o principal meio adotado pelos consumidores.
O Brasil ficou em 16º lugar na comparação entre países, sendo o pagamento de compras pela internet (m-commerce) a forma preferida pelos consumidores brasileiros, seguida pelo pagamento sem contato no ponto de venda, de acordo com dados divulgados pela Mastercard Worldwide.
A pesquisa também envolveu os mercados latinos da Argentina, Colômbia e México que, junto com o Brasil, atingiram 28,9 pontos quatro a menos do que a média global. Por região, a maior pontuação da América Latina foi a do Brasil (33,4), seguido pela Colômbia (32,4).
É evidente que a América Latina está no caminho certo para a adoção de pagamentos móveis, afirma Jurgen Wassmann, responsável pela área de pagamentos emergentes da MasterCard na América Latina e Caribe. Nessa região, estamos tomando as medidas necessárias para desenvolver parcerias e apoiar o desenvolvimento de pagamentos móveis, além de educar as partes interessadas da cadeia de valor sobre as oportunidades neste setor, acrescentou.
De acordo com o levantamento (que considerou conhecimento, disposição para usar e frequência de uso dos três tipos de pagamento por celular) o preparo do consumidor é fator essencial para o sucesso dos pagamentos móveis.
Fonte: Terra/Tecnologia
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