quinta-feira, 24 de maio de 2012

Estudo avalia aceitação de pagamento por celular em 34 países


Brasil ficou na 16ª posição do índice de aceitação de pagamentos móveis

Pesquisa realizada pela Mastercard Mobile Payments Readiness (MPRI) revelou dados sobre o nível de preparo e aceitação do pagamento por celular em 34 países que, juntos, representam cerca de 85% das despesas das famílias no mundo inteiro.

O estudo comparou os diferentes cenários de mercado, considerando a aceitação em cada um deles, em relação a três tipos de pagamento por telefones: entre pessoas, compras pela internet e pagamentos sem contato em pontos de venda.

O objetivo do índice é constatar quais mercados globais estão mais preparados para adotar pagamentos móveis, e também o que pode ser desenvolvido neste sentido em cada local. Uma série de dados foram analisados para se chegar a um resultado, com pontuações derivadas de um algoritmo que inclui mais de 50 elementos, como dados econômicos, demográficos, de telecomunicações, pagamentos, indústria, e ainda pesquisas com consumidor para avaliar o nível de aceitação deste novo meio de pagamento.

Em uma escala de 0 a 100, os 34 países registraram um índice médio de 33,2 pontos quanto à aceitação e preparo para adotar pagamentos móveis. Nenhum dos mercados atingiu pontuação de inflexão (60), resultado que aponta que ainda há muito a evoluir para tornar o pagamento móvel o principal meio adotado pelos consumidores.

O Brasil ficou em 16º lugar na comparação entre países, sendo o pagamento de compras pela internet (m-commerce) a forma preferida pelos consumidores brasileiros, seguida pelo pagamento sem contato no ponto de venda, de acordo com dados divulgados pela Mastercard Worldwide.

A pesquisa também envolveu os mercados latinos da Argentina, Colômbia e México que, junto com o Brasil, atingiram 28,9 pontos quatro a menos do que a média global. Por região, a maior pontuação da América Latina foi a do Brasil (33,4), seguido pela Colômbia (32,4).

É evidente que a América Latina está no caminho certo para a adoção de pagamentos móveis, afirma Jurgen Wassmann, responsável pela área de pagamentos emergentes da MasterCard na América Latina e Caribe. Nessa região, estamos tomando as medidas necessárias para desenvolver parcerias e apoiar o desenvolvimento de pagamentos móveis, além de educar as partes interessadas da cadeia de valor sobre as oportunidades neste setor, acrescentou.

De acordo com o levantamento (que considerou conhecimento, disposição para usar e frequência de uso dos três tipos de pagamento por celular) o preparo do consumidor é fator essencial para o sucesso dos pagamentos móveis.

Fonte: Terra/Tecnologia

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