sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Cientistas do Reino Unido vão lançar um satélite equipado com um Nexus One


Uma equipe de cientistas da Universidade de Surrey, no Reino Unido, estão dando os toques finais a um satélite, chamado STRaND-1. Previsto para ser lançado no dia 25 de fevereiro, o monstro hi-tech é equipado com um… Nexus One?

O satélite, que tem 30 centímetros de largura e pesa 4,5 kg, vai ser lançado em uma órbita heliossíncrona de 785 km da Índia. É realmente um campo de testes, o que explica o uso de um smartphone agora morto. O Doutor Chris Bridges, principal engenheiro no projeto, explicou à IET:

"Um smartphone em um satélite como esse nunca foi lançado antes mas nossos testes foram bem rígidos, submetendo o telefone a temperaturas quentes e altas, ao vácuo, e com rajadas de radiação. Há uma grande chance de funcionar como deve, mas você nunca consegue criar verdadeiras evoluções de design ou promover a inovação sem tomar alguns riscos: o STRaND-1 é legal porque permite fazer exatamente isso."

Recursos do Nexus One (e também de outros smartphones) são bastante úteis para satélites, como câmera, rádio, acelerômetros e processadores de alta performance. O STRaND-1 vai usar apps desenvolvidos especialmente para ele (e em caráter experimental) para a coleta de dados.

Mas o STRaND-1 não é exatamente o primeiro satélite com Nexus One como “cérebro”. A NASA desenvolveu os PhoneSats pequenos satélites cúbicos de baixo custo que devem ser lançados neste ano. Um deles o PhoneSat 1.0 usa o Nexus One, enquanto o 2.0 está sendo desenvolvido com o Nexus S.

A tecnologia espacial fica atrás do que é usado na Terra em termos de computação, já que é importante que os dispositivos sejam sólidos e confiáveis.


Fonte: Gizmodo

Nenhum comentário:

Postar um comentário